Home / Clássicos / Bullitt – Autocine

Bullitt – Autocine

Estamos de volta com o Autocine! Depois de um tempo parados, vamos falar um pouco mais dos filmes que envolvem as corridas e carros da maneira como mais gostamos de ver. Nessa primeira leva, vamos falar de alguns clássicos do gênero, assim como falamos em nosso primeiro (e único) post, sobre Grand Prix. E o filme da vez é um dos quais já falamos por aqui, no post sobre perseguições clássicas: vamos falar de Bullitt.

BullittBullitt e a clássica perseguição em São Francisco

Bullitt é um filme de 1968 dirigido por Peter Yates e estrelado por Steve McQueen, um astro dos filmes de ação e policiais da época. A trama acompanha o detetive Bullit (McQueen) na proteção de uma testemunha valiosa contra um caso de corrupção no Senado americano. Porém, logo na primeira noite de vigília, a testemunha é morta por assassinos profissionais, e o detetive é pressionado a largar o caso, enquanto procura saber quem foram os assassinos responsáveis, e quem os contratou.

Para quem está acostumado com o estilo de ação frenética e investigação procedural dos filmes e séries atuais, pode achar esse filme um pouco datado. Contudo, com uma contextualização adequada, pode ver certos aspectos utilizados até hoje nesse gênero, como o protagonista sisudo, de poucas palavras e grande senso de análise, a polícia e a política corruptas sempre prontas a atrapalhar, e organizações criminosas entrelaçadas aos grandes grupos institucionais. E as perseguições, para dar aquele tom emocionante que todo bom filme investigativo e de ação deve ter.

Bullitt entrou para história pela sua clássica cena de perseguição nas ladeiras de São Francisco entre o Ford Mustang GT 390 do protagonista e o Dodge Charger R/T dos perseguidos. Não vou falar das causas da cena em si para não estragar a surpresa de quem quer acompanhar o filme, mas numa época em que os Muscle Cars eram sinônimo de estilo, e o próprio cinema se redescobria em suas formas, é de encher os olhos como tudo foi rodado, numa sequência que muda de ponto de vista constantemente.

Bullitt
Uma das cenas de perseguição mais incríveis do cinema!

Bullitt é um clássico do gênero e vale a pena ser conferido. À parte de suas limitações da época, ele é um ótimo exemplo de como corridas e perseguições podem ser bem aproveitadas sem efeitos pirotécnicos, ao mesmo tempo em que aprecia as figuras possantes sem apelação. É um ótimo filme policial. Fica a dica.

Veja também

Mitsu2017OutlanderPHEV_344-626x375.jpeg

Indústria Automotiva se une contra Hackers

As montadores estão buscando diversas formas para proteger os motoristas de ameaças cibernéticas, e não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *