Home / Clássicos / German Look – Misturando o Clássico e o Funcional

German Look – Misturando o Clássico e o Funcional

Existe uma gama enorme de tunings espalhados pelo planeta, cada um com particularidades bem interessantes, mas que seriam bem estranhos fora de seu nicho. Um deles é o Rat Look, que vamos falar futuramente. O estilo da vez é o curioso German Look, muito famoso nos anos 70, mas que são uma raridade hoje em dia.

German Look – Classicismo de um jeito bem diferente

O German Look foi um estilo surgido nos 70, em que os proprietários dos Volkswagen 1302 e 1303 – os famosos fuscas – procuravam adaptar seus veículos para andar sem medo nas Autobahn alemães, as famosas estradas sem limites de velocidade, onde veículos potentes fazem a festa.

Por conta disso, o German Look é até hoje muito utilizado não só na Alemanha como em boa parte da Europa (bem como sua variação o Euro Look), seja para percorrer essas estradas (que seriam um perigo no Brasil), ou para competir em campeonatos amadores.

Mecanicamente falando, o German Look se caracteriza de duas formas: pelas rodas mais largas que o modelo original do veículo, e para-lamas também largos para cobrirem as rodas. Como nos anos 70 as suspensões não tinham a mesma qualidade das atuais, e visando a dinâmica dos veículos, os primeiros customizadores visavam essas mudanças, utilizadas até hoje. Obviamente, para atingir mais velocidades, ajustes no motor, direção e aceleração também eram necessários.

German Look

Assim como o JDM Tuning, os modelos do German Look visam mais o desempenho interno do veículo do que sua beleza exterior. Alguns customizadores dão um toque especial no interior do veículo, mas o principal mesmo é seu desempenho nas estradas.

Veja isso:

O primeiro veículo customizado nesse estilo, tornando-se icônico para seus usuários foi o Fusca, mais especificamente os modelos 1302 e 1303. É curioso notar que nessas primeiras aparições do German Look eles utilizavam muito as peças do Porsche 356, que possuíam alta compatibilidade com os modelos da Volkswagen.

German Look
Um fusca atual em German Look: até que ele ficou bonitinho…

O estilo hoje:

Como dissemos acima, o German Look ainda é muito praticado em seu país de origem, a Alemanha, e com frequência menor no restante do continente europeu, dada a competição com outros estilos de Tuning.

Aqui no Brasil, é uma categoria um pouco esquecida. Como também falamos em outros artigos de nossa série de Tuning, a fama trazida por filmes como Velozes e Furiosos chamaram atenção para os estilos de tunagem apresentados nos longas, e estilos mais antigos foram deixados de lado. Para os saudosistas e os que buscam mais potência ao invés de beleza, o German Look vale a pena.

Veja também

Toys.jpg

12 Brinquedos de Meninos dos Anos 80

As crianças que estavam em carros, caminhões, e motocicletas tinha muitos brinquedos divertidos para escolher …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *