Home / Dicas / Pneus devem ser verificados antes de viajar

Pneus devem ser verificados antes de viajar

Planejando pegar a estrada para aproveitar as férias? Além de ser uma época bem movimentada nas estradas é também o período em que se registra o maior número de acidentes rodoviários, entre vários motivos está a falta de manutenção nos pneus. Caso precise trocar seus pneus, a RJ Pneus pode resolver isso para você.

Pneus estão entre os itens mais importantes para a sua verificação.

Trafegar com pneus “carecas” (lisos, sem as ranhuras), por exemplo, é extremamente perigoso e imprudente, além de ser uma infração de trânsito. O assunto é sério e merece atenção. Nós preparamos uma relação de cuidados básicos que você deve tomar com os pneus de seu automóvel.

Em primeiro lugar, o motorista deve verificar o desgaste do pneu através do TWI (Tread Wear Indicators, ou indicadores de desgaste), é possível ver quando os sulcos estão menores do que 1.6 milímetro e o pneu precisa ser trocado, uma dica para realizar essa medida é colocar um palito de fósforo deitado em um dos sulcos do pneu, se o palito não ficar totalmente coberto é hora de trocar o pneu. O motorista também não deve esquecer do estepe. Ele tem que estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

2

Não esqueça também de balancear as rodas e alinhar o veículo a cada 10.000 km, por ocasião da troca dos pneus ou sempre que forem sentidas vibrações, deve também fazer o rodízio a cada 10.000 km, de acordo com o esquema recomendado no manual do fabricante do veículo ou nos materiais expostos nos Revendedores.

Além do que já foi dito, verifique a calibragem dos quatros pneus e o estepe semanalmente, de acordo com pressão de ar recomendada no manual do fabricante, quando estão frios. Troque também a válvula, um desajuste na válvula pode causar o esvaziamento gradativo do pneu, provocando desgaste e deformações.

E como as viagens de férias sempre são acompanhadas de muitas bagagens, com o carro pesado a solução é o manual, que deve ser checado pelo motorista para saber qual é o valor recomendado em cada situação, é preciso ficar atento a esse importante detalhe.

Depois da conferência dos seus pneus e troca deles com a RJ Pneus, fique atendo a outros fatores do carro que também são importantes e devem ser verificados antes de uma viagem, agora só sobra pegar a estrada e se divertir em suas férias sem surpresas desagradáveis.

Veja também

Mitsu2017OutlanderPHEV_344-626x375.jpeg

Indústria Automotiva se une contra Hackers

As montadores estão buscando diversas formas para proteger os motoristas de ameaças cibernéticas, e não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *