Home / Curiosidades / Vela de Ignição

Vela de Ignição

Uma vela de ignição trata-se de um dispositivo para o fornecimento de corrente elétrica a partir de um sistema de ignição para a câmara de combustão de um motor de combustão interno.

A Vela de Ignição é essencial.

Ou seja, a inflamação do combustível comprimido / mistura de ar, aspirada do carburador ou injeção eletrônica, ocorre por uma faísca elétrica. E quando se está na presença de um tradicional motor a gasolina, o motor sem uma vela de ignição é inútil.

As primeiras patentes terão sido registadas em 1898 e hoje sem vela de ignição não há combustão, por isso mesmo a ATE acompanho-o sempre no processo.

vela de ignição

Fazendo uma breve referência da vela de ignição, à sua constituição e funcionamento:

Constituída por um metal roscado concha, isolado eletricamente a partir de um centro de eletrodo por um isolador de porcelana, recebe a voltagem de 20 a 30 mil Volts da bobine através do rotor do distribuidor.

Sendo a parte superior da vela de ignição composta por um terminal que permite a ligação ao sistema de ignição, que se encaixa à cabeça do cilindro do motor, com o isolador logo a seguir mantém a carga de alta tensão para longe da cabeça do cilindro de forma que a vela de ignição não trabalhe antes de recebe uma hipotése de gerar a faísca.

Assim, a alta tensão do sistema elétrico do veículo é alimentado no terminal de topo da vela de ignição. Que por sua vez é conduzido no sentido descendente através do núcleo do tampão, chegando ao elétrodo central, na parte inferior, onde através do elétrodo de terra cria uma faísca.

O funcionamento incorreto da vela leva ao mau desempenho do motor, e o cuidado da substituição da vela de ignição deve estar presente entre os 10-15 mil km. Verifique sempre o manual de fabrico do seu automóvel.

Na ATE temos sempre a solução, a vela do motor de combustão do seu automóvel fará sempre faísca!

Informação em www.Lojapecasauto.Pt

Veja também

Mitsu2017OutlanderPHEV_344-626x375.jpeg

Indústria Automotiva se une contra Hackers

As montadores estão buscando diversas formas para proteger os motoristas de ameaças cibernéticas, e não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *